Atividades

Conheça as atividades oferecidas durante o I Congresso Panamericano de Dança Moderna:

Introdução à Dança Moderna

Voltada não apenas ao público infanto-juvenil, na faixa etária de 12 a 14 anos, mas inclusive para aqueles que estão iniciando seu contato com a Dança Moderna e ainda não se sentem aptos a participarem das oficinas específicas de cada técnica, a Oficina de Introdução à Dança Moderna tem o objetivo de apresentar elementos fundamentais da Dança Moderna, utilizando conceitos encontrados em diversas ramificações técnicas – como Graham, Horton e Limón – que estarão sendo apresentadas separadamente no evento.

As aulas explorarão o uso da respiração e do espaço, oposição e equilíbrio, transferência de peso e deslocamentos, musicalidade, coordenação motora, expressão e projeção.

Oficinas de Técnica de José Limón

A técnica Limón é baseada no estilo de movimento e filosofia desenvolvidos pelos pioneiros da dança moderna Doris Humphrey e Charles Weidman. No início da década de 1930, ambos desenvolveram um vocabulário de dança que trabalhou em oposição às regras rígidas do balé clássico. Sua intenção era dupla: demonstrar emoções humanas de uma forma menos estilizada do que a do ballet e incorporar em seu trabalho os padrões de movimentos naturais do corpo e sua relação com a gravidade. Limón desenvolveu e ampliou as ideias de seus mentores para o seu próprio trabalho e técnica.

A técnica é dividida entre vários extremos físicos: queda e recuperação, repercussão, peso, suspensão, sucessão e isolamento.

Essas idéias podem ser ilustradas na forma como o bailarino usa a palavra como um lugar a partir do qual subir, e depois voltar para subir de novo. A forma como um bailarino explora a variedade de movimento entre um extremo de liberdade de gravidade e o outro de cair na mesma; por exemplo, o momento de suspensão, assim como o corpo que está na parte superior de um salto, e o momento em que o corpo cai completamente de volta à terra.

Descrição das Oficinas de Limón

Limón I

Indicada para iniciantes nesta Técnica. Tem enfoque nos conhecimentos fundamentais do trabalho, como os conceitos básicos de queda e recuperação, repercussão, peso, suspensão, sucessão e isolamento.

Limón II

Indicada para alunos já familiarizados com os fundamentos da Técnica. Sequências mais elaboradas e complexas. O domínio dos fundamentos básicos é um pré-requisito.

Repertório

Os alunos aprenderão trechos de coreografias originais criadas por José Limón. Aberto aos níveis técnicos I e II, será feito o estudo da coreografia pelo vídeo e, a partir de então, praticados os passos das sequências coreográficas, que serão apresentados em caráter informal pelos alunos no Encerramento do Congresso no Domingo, dia 23 de Junho, no Teatro Angel Vianna.

 

Oficinas de Técnica de Lester Horton

 

Lester Horton elaboraborou uma técnica inovadora de dança que explora as mais diversas possibilidades de movimentação do corpo, porém de maneira segura e anatomicamente corretiva. Como resultado, seu método apresenta enorme variedade, amplitude e complexidade.

É considerada uma ferramenta muito eficaz de prepação corporal, além de bastante democrática, pois pode ser aplicada a qualquer biotipologia, sem quaisquer pré-requisitos corporais. Utilizada como fonte de inspiração para inúmeros bailarinos e coreógrafos internacionais, essa técnica que forma bailarinos fortes e versáteis tem sido adotada por célebres companhias de dança em todo o mundo e por todos aqueles que buscam expandir os limites tradicionais de amplitude corporal.

Descrição das Oficinas de Horton

Horton I

Indicada para iniciantes nesta Técnica. Serão transmitidos conhecimentos fundamentais do trabalho, como os conceitos básicos de Flatbacks, laterais, oposições, torções, isolamentos, entre outros.

Horton II

Indicada para alunos já familiarizados com os fundamentos da Técnica. Sequências mais elaboradas e complexas. O domínio dos fundamentos básicos é um pré-requisito.

Repertório Baseado em Horton e Ailey

Os alunos aprenderão trechos de coreografias baseadas no trabalho de Alvin Ailey, discípulo mais famoso de Lester Horton e o maior responsável pela difusão e popularização de sua técnica a nível mundial. Aberto aos níveis técnicos I e II, será feito o estudo de coreografias por vídeo e, a partir de então, praticados os passos de sequências coreográficas, que serão apresentados em caráter informal pelos alunos no Encerramento do Congresso no Domingo, dia 23 de Junho, no Teatro Angel Vianna.

 

Oficinas de Técnica de Martha Graham

As aulas das oficinas oferecidas vão explorar fundamentos da Técnica de Martha Graham, bem como os desenvolvimentos mais elaborados e sofisticados deste riquíssimo trabalho, que através de um vocabulário corporal sólido e codificado, estabeleceu-se com prestígio mundial como uma poderosa ferramenta para se construir um bailarino e/ou qualquer indivíduo que deseje dominar as infinitas possibilidades de expressão do corpo humano.

Entre os aspectos mais relevantes que compõem o trabalho, estão o reconhecimento e a aceitação da força da gravidade como elemento fundamental para a qualidade da movimentação e o uso da respiração, dos princípios de contração e expansão, bem como das forças de oposição que atuam no corpo – criando uma carga dramática no movimento que se origina no centro do corpo (sobretudo na região pélvica) e que se irradia para todo o ser.

Descrição das Oficinas de Graham

Graham I

Indicada para iniciantes nesta Técnica. Serão abordados conceitos básicos de Contração e Expansão (“Contraction” e “Release”), Transferência de Peso (“Shift of weight”), Oposição, uso do espaço, entre outros.

Graham II

Indicada para alunos já familiarizados com os fundamentos da Técnica. Sequências mais elaboradas e complexas. O domínio dos fundamentos básicos é um pré-requisito.

 

Oficinas de Técnica e Repertório de Isadora Duncan

 

“Sou o espelho da vida. Não um espelho de rosto. Mas a Alma da vida refletida”.

Isadora Duncan

 Isadora Duncan revolucionou a dança do século XX, dando-lhe um caráter mítico. Ou seja, tentando que a dança fosse mais do que um exercício de ginástica, um divertimento, um desafogo emocional ou mesmo um espetáculo artístico. Milhares de pessoas, ao vê-la dançar, encontraram uma revelação mística do sentido da vida e da senda da alma, como aquele que é arrebatado por uma visão espiritual.

Ensinar os fundamentos da obra de Isadora Duncan é tentar aproximar o indivíduo de si mesmo, assim estes encontros buscam que os participantes realizem uma imersão nos seus próprios conceitos como professores e encontrem neste trabalho, alternativas para o seu desenvolvimento.

Será ministrada uma Oficina de Técnica (chão, barra, centro e deslocamentos) dentro dos fundamentos de Isadora Duncan, sempre criando pontes dentro de uma perspectiva contemporânea. Além disso, trechos de alguns dos seus trabalhos coreográficos serão experimentados.

A Oficina de Repertório de Isadora Duncan dará aos participantes a oportunidade de aprenderem um trecho coreográfico do repertório de Isadora, que será apresentado em caráter informal pelos alunos no Encerramento do Congresso no Domingo, dia 23 de Junho, no Teatro Angel Vianna.

 

Oficinas de Técnica e Repertório de Nina Verchinina

 

Nina Verchinina nasceu na Rússia. Viveu em vários países, trabalhou com grandes ícones da dança do século XX, inclusive Martha Graham da qual foi discípula e amiga.

Foi ao sol do Brasil, no coração do Rio de Janeiro, que escolheu como sua pátria. Onde pesquisou, criou e ensinou até o ultimo dia de sua vida. Verchinina com sua dança abraçou o Universo com seus movimentos plenos de significado e em constante transformação.

 

Base Técnica e Sistema de Movimento

 

Inspirada na Natureza, nos animais e na própria vida, criou suas linhas. Linhas que são hora infinitas, hora opostas, que se rompem em ondulações. Observando os répteis criou suas caídas que deslizam em planos médio e baixo. Das angústias e utopias da humanidade criou as contrações, base essencial de seu método. Sua técnica profunda e complexa imprime no corpo o significado vital de criação.

Verchinina viveu uma vida simples, trabalhando duro tudo os dias, cuidando e protegendo os animais objeto de seu amor e fonte de sua inspiração.

Nina Verchinina: uma Dança Infinita

Oficina de Técnica de Alwin Nikolais

 

O principal intuito desse trabalho consiste em apresentar aspectos gerais dos conceitos de Alwin Nikolais , que parte de seu método para criar “A Dança do Teatro Abstrato” a partir dos anos 50.

Não pretende detalhar exaustivamente seus conceitos, mas, limita-se a proporcionar uma compreensão sobre sua obra através de uma abordagem presencial e trazer para o corpo experiências da sua técnica. Na total compreensão da importância desse criador no campo da cena para dança, pretende-se ampliar a possibilidade desse conhecimento. Corpos diferentes e com formações diversas podem compreender os conceitos gerados por Nikolais, como:  gravidade, peso, círculos, nível, espaço, tempo, forma, ritmo e locomoção, entre outros. Essa prática transcorre de uma forma criativa e aplicada a anatomia do corpo.

 

Outras Atividades

Gala da Plataforma Dança Intercâmbio

Um espetáculo reunindo profissionais nacionais e internacionais da Dança Moderna, num projeto intitulado “Dança Intercâmbio”. Com a presença detrabalhos de Bradley Shelver, Companhia Dança 3/Andrea Raw em colaboração com a Pianista e Cantora Clarice Gonzalles, Fatima Suarez, Rocio Infante em colaboração com Andrea Raw e Rita Serpa.

Mesa de Palestras e Debate

Sempre com um tema pertinente à realidade da Dança no país, a Mesa de Palestras e Debate é um momento importante para o diálogo e a troca de idéias entre profissionais e estudantes de Dança do Brasil e América do Sul. É composta por um mediador / facilitador da área pedagógica e profissionais da Dança Internacional e Brasileira, além de convidados para temas abrangentes.

 

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